quarta-feira, 7 de março de 2012

Indignado com os pregadores pentecostais



            É claro que com essa afirmativa não quero generalizar, sei que dentre esses existem Micaias, que profetiza aquilo que não é segundo a vontade humana mais sim a de Deus.
Recentemente vi no youtube alguns vídeos que me deixaram profundamente triste, e indignado ao mesmo tempo. Eram vídeos que tem como intuito causar avivamento espiritual na igreja. Entretanto, as mensagens e os louvores na maioria das vezes eram de autoajuda, antropocêntricos e vingativos.
Pode ser que você não saiba o que significam essas três palavras, então tentarei explicar.
Autoajuda – Tem a ver com mensagens positivistas, onde o crente é levado a acreditar que é uma espécie de super-homem ou mulher maravilha. Palavras como: Você pode, acredite que você é capaz, pense positivo, campeão e tantas outras fazem com que os crentes voem de tanta ilusão.
Antropocêntrico – Quer dizer homem no centro. É inevitável que depois de palavras como as que citei antes, o homem não venha ser centralizado. Com o homem no centro o culto perde o sentido, pois geralmente os valores acabam se invertendo, Cristo e o seu evangelho que eram para ser o centro das mensagens acaba por ficar em segundo plano. Por que? Porque para esses interesseiros tal mensagem não tem ibope, não traz fama e muitos menos convites em conferencias proféticas, congressos de avivamento etc.
Mensagens vingativas – Essas mensagens são aquelas que esses pregadores da contenda gritam que aquele que te viu no chão vai vê-lo de pé, o seu inimigo (que é o próprio irmão) irá ver a sua vitória, e eles ainda colocam Deus no meio quando dizem que Deus irá exaltar você para calar a boca de no sei quem e por ai vai.
Acredito que não é preciso esmiuçar essas três palavras, pois com certeza se você for pentecostal ira se familiarizar com o que eu tentei explicar rapidamente.

            Pode ser que alguém esteja se perguntando. O que então iremos pregar? Ou Quais tipo de pregação que devemos ouvir?
Confesso que não sei se rio ou choro, pois se alguém faz tal pergunta mostra como a igreja pentecostal está defasada, carente e desinformada.
Acredito que muitos desses pregadores tenham lido o livro Heróis da Fé, nele se encontra vários homens compromissados com a mensagem do evangelho, a qual através dela trouxe grandes avivamentos.
Um desses heróis que me aprofundei em conhecer foi John Wesley, li a sua biografia e fiquei embasbacado ao saber que ele pregava três vezes no dia. Também tive acesso aos seus sermões, que eram mais um espécie de pequeno livro do que um esboço. Que vergonha!
Ao ler os sermões notei uma grande diferença da mensagem que Wesley pregava e que mudou o país da Inglaterra, das nossas pregadas em nossos púlpitos. Foi então a partir daquele momento que comecei entender que a mensagem que trouxe o avivamento tão falado, eram mensagens como aquela, com isso não quero dizer que basta só pregar tal mensagem, sabemos que temos que orar como esses homens oravam.
É possível que tenha pessoas perguntando que mensagens eram essas, sobre o que elas falavam, o que acontecia quando ele pregava essas mensagens?
Por enquanto irei deixa-los curiosos, falarei melhor sobre isso em outro artigo especificando o que vi naqueles sermões valiosos de John Wesley, e assim refutarei de maneira contundente os pregadores que insistem em traírem a confiança de Deus pregando aquilo que ele não ordenou.

Jean Patrik – O Polemista

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Os cristãos evangélicos do Brasil chegam a ser patéticos comparados ao padrão Bíblico.

    Repare as pregações do Novo Testamento: Completamente Cristocêntricas e normalmente em tom de exortação. O resultado disso também é relatado: Conversões e milagres em abundância.
    Hoje em dia as pregações são para mimar o povo, que busca tanto o milagre porém não recebe quase nenhum, porque Jesus Cristo já não está presente nos púlpitos de muitas igrejas.

    Algumas pessoas dizem que vivemos tempo de avivamento, mas nos meus reduzidos anos de vida nunca vi a igreja tão fraca e num sono tão profundo.

    ResponderExcluir

Esse Blog apóia Samuel Câmara

Esse Blog apóia Samuel Câmara
CGADB PARA TODOS