segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

V – O Mariocentrismo Católico Romano (Mariolatria)

A Igreja Católica Apostólica romana tributa a Maria, mãe de Jesus, vários títulos e honrarias que pertencem exclusivamente a Jesus Cristo. Com isso não concordam os evangélicos e isto tem provocado uma animosidade entre católicos e evangélicos, julgando os católicos que os evangélicos desrespeitam Maria, mãe de Jesus. E uma situação que logo vem à baila quando falamos com os católicos sobre Maria. Os evangélicos se esforçam para respeitar Maria dentro do que diz a Bíblia sobre ela, enquanto o ensino católico no Brasil sobre Maria é tão fora da Bíblia que o culto que se presta a Maria pode ser visto como simplesmente Mariolatria. Essa nossa colocação é vista como imprópria pelos católicos, no entanto, a Igreja Romana, na ansiedade de defender e provar seus ensinos sobre Maria, tornou-se Mariocêntrica, diferente do cristão, que é Cristocêntrico.

A)O Que é Cristocêntrico? É ter Jesus Cristo como centro da fé, como a Bíblia Sagrada nos ensina, ter a Jesus como único e suficiente salvador, mediador, consolador;
B)O Que é Mariocêntrico? E ter Maria como centro da fé, como mediadora, consoladora, intercessora, advogada;
Pode Ser o Cristão Cristocêntrico a Mariocêntrico? Não, ninguém pode servir a dois senhores (Mt 6.24), há um só senhor, (1 Co 8.5-6), há um só salvador (At 4.12), há um só mediador (1 Tm 2.5).
Dogma da Igreja Romana         Ensino da Bíblia
      Sobre Maria   Sobre Maria
1. – Maria, Mãe de Deus 1. – Maria, Mãe de Jesus
Concílio de Éfeso, 431 (Mt 1.18-25)
2.-Maria, Sempre Virgem 2. – Maria, teve Outros Filhos
Ela teria se mantido nessa                    (Mt 1.25; Mc 6.3-4; 4.31-35)
condição por toda a vida. Dogma
aceito no quarto século
3. – Maria, Imaculada 3. – Maria, Nasceu Sob
Foi concebida e nasceu livre do              Pecado
pecado Original. Dogma decla-               (Lc 1.47; Rm 3.23; 5.12)
rado pelo papa Pio IX, em 1854
4. – Maria, Assunta ao Céu          4. –  Maria, aguarda a
O corpo de Maria subiu ao Ressurreição
céu. Dogma .Declarado pelo        (1 Ts 4.13-18)
papa Pio XII, em 1950
Vejamos outros exemplos do Mariocentrismo católico:
Existe mais Igrejas Romanas em honra, louvor, adoração e homenagem a Maria, do que a Jesus Cristo;
O terço romano:
O Rosario se divide em três Terços: Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. 0 Terço é um conjunto de Ave-Marias e Pai-Nossos. São cinqüenta Ave-Marias rezadas em grupos de dez, que se chamam Mistério. Após cada Mistério segue um Pai-Nosso. O Terço é a terça parte do Rosário (“Rezemos o Terço”, Pe. José Geraldo Rodrigues. Editora Santuário – Aparecida-SP, 1996, pp. 4-5). Se ora mais a Maria, que ao Pai.
Até na idolatria, ou na construção de imagens de esculturas, se faz mais imagens de Maria, do que de Jesus Cristo. Os católicos romanos colam mais adesivos de Maria em seus veículos do que os de Jesus.
Há mais aparições, sonhos, revelações aos adeptos da Igreja Romana de Maria do que de Jesus.

Fonte:Curso apologético CACP

2 comentários:

  1. Querido irmão Jean,
    A paz do Senhor!

    Parabéns pelo seu blog. São bastantes relevantes os assuntos tratados pelo nobre irmão. Que Deus continue lhe abençoando, seu blog concerteza tem sido uma benção para muitos.

    Gostaria de convidar o ilustre colega para conhecer o nosso blog.
    adrianoeaeducacao.blogspot.com


    Um grande abraço.

    Adriano Lima.

    ResponderExcluir
  2. Que é o fundador da sua igreja? Da minha igreja é Jesus, Ele fundou sua igreja sobre Pedro( Mateus 16)... O mais interessante é que Pedro esta enterrado embaixo da basílica no vaticano!
    Além do mais Jesus tem mãe! é muito fácil hoje interpretar a biblia com lhe convém depois da igreja ter defendido as escrituras durante anos... Muitos morreram para que esta igreja e as escrituras estivessem em nossas mãos. É muito facil querer interpretar, mas não foi nenhum "pastor" que foi em busca dos escritos originais correndo risco de morte.

    Eu quero te fazer um desafio peça pela interceção de Maria e eu duvido que Deus não te atenda, Maria não faz nada é Deus quem faz! Nessa igreja tem milagres em inumeras aparições lembra do pastor sidney?

    ResponderExcluir

Esse Blog apóia Samuel Câmara

Esse Blog apóia Samuel Câmara
CGADB PARA TODOS