domingo, 24 de março de 2013

O Livre-Arbítrio e a Ignorância de Nicodemus


Sei que pode parecer chocante o tema, mas ele procede.
Certa vez estava assistindo esse vídeo, e quase não conseguir assisti-lo por inteiro, pois ele contem erros graves sobre a história da teologia cristã.



Só para exemplificar: Por volta de oito minutos do vídeo, Nicodemus diz que Armínio surge no cenário ressuscitando a ideia de Pelágio e Erasmo. O que Nicodemus parece não saber, é que a ideia de livre arbítrio foi antes de Pelágio e Agostinho (Veja Aqui), e os pais da igreja indiretamente falaram do livre-arbítrio de alguma forma. Isso procede pois o próprio Agostinho antes de pegar essa ideia da predestinação emprestada de uma linha do gnosticismo,(Veja aqui) acreditava também no livre-arbítrio.
Arminio, coitado, sofreu para falar aos calvinistas da sua época que o livre-arbitrio era crido pelos pais antes de Agostinho e Pelagio, ele até usa esse mesmo argumento para comprovar que a crença no livre-arbítrio era antes da doutrina inovadora de Agostinho, conhecida como doutrina da predestinação.

Eu cheguei mandar um email para doutor Nicodemus pedindo que ele retirasse o vídeo pois continha erros gritantes para uma pessoa do nível dele, mas pelo jeito ele não se preocupou com isso. Na época eu ainda pedi para que ele lesse o livro do estimado doutor Roger Olson - História da Teologia Cristã. Que por sinal é usado como referencia na Universidade Mackenzie a qual ele é Chanceler.

Pois é, recente soubemos de uma boa notícia, e ela é que a Editora Reflexão irá publicar o livro 'Teologia Arminiana - Mitos e Realidades do estimado doutor Roger Olson. O livro vem para desmitificar e desconstruir o espantalho (como o vídeo do Nicodemus) feito e mantido durantes anos pelos calvinista, para desmerecer a teologia (soteriologia) que floresceu mais do que o calvinismo.

O livro está previsto para ser lançado em Julho. Vamos esperar, e ver se depois que vocês lerem e compara-lo com o vídeo do Nicodemus, venha perceber que o arminianismo não seja mais visto como  uma teologia de fundo de quintal. Muitos, acredito eu, ficará surpreso pelo conhecimento de Armínio tanto na Teologia, quanto na Filosofia e História.

Descartei em fazer um artigo mais formal, e até entendo que para contra-por um doutor do nível do Nicodemus, merecia mais. Mas talvez eu não seria capaz de tanto, ou pode ser que faltou de disposição. 
Seja como for, o que eu não fiz, esse livro fará com maestria.

Jean Patrik

4 comentários:

  1. "Arminio, coitado..."
    Eu ri nessa parte aí.. xD

    Os links "veja aqui" estão quebrados.
    Conserte isso. =)

    ResponderExcluir
  2. Cara, o blogger ta bichado.

    Mas da uma olhada nesse link http://estudos.gospelprime.com.br/a-igreja-primitiva-e-o-livre-arbitrio/

    ResponderExcluir
  3. Não aceitar o Lívre Arbítrio é o mesmo que situar-se diante de Deus com a indefinição e a pergunta: para que aconteceu o sacrício na cruz?

    Dizer que Cristo morreu em vão é muito sarcástico e pura sabedoria humana.

    Estou abismado com a heresia ensinada neste vídeo. Se a Bíblia fosse colocada ao lado dos escritos de Calvino, certamente, em uma escolha, a Bíblia seria colocada na lixeira.

    O Senhor Jesus Cristo se deixou morrer na cruz pelo mundo, mas somente os que O reconheceram como o Salvador pelo lívre Arbítrio e for fiel até a morte será salvo.

    A Salvação não é um ato imediato após a conversão. A conversão é a escolha que proporcionará, no final da vida de fidelidade e santidade, a Coroa da Vida.

    Triste que somente consideram heresias alguns eventos. Calam-se para esta heresia prejudicial à igreja e com sintomas de verdades.

    O menor.

    ResponderExcluir
  4. segundo o meu parecer,a faculdade do livrio arbitrio foi dado ao homem por Deus lodo no principio da sua criacao,e em todo o velho e
    velho testamento é evidente a accao desta faculdade dada ao hoem.

    ResponderExcluir

Esse Blog apóia Samuel Câmara

Esse Blog apóia Samuel Câmara
CGADB PARA TODOS