domingo, 9 de maio de 2010


 Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa


Os exterminadores de almas (vejam os artigos “Reflexões sobre a Imortalidade da Alma” e “Os Exterminadores de Almas”) ficam embaraçados quando sua tese é contestada com base na palavra de Jesus ao ladrão arrependido. Não crêem que, na morte, a alma se separa do corpo, isto é, que a alma é imortal.
Em defesa de sua tese de mortalidade da alma, exterminadores há que assim traduzem Lucas 23.43: “Em verdade, te digo hoje: estarás comigo no Paraíso”. Ligando a palavra “hoje” à primeira frase, e não à segunda, livram-se da imperiosa necessidade, incômoda e indesejável, de admitir a sobrevivência da alma após a morte. Mudando a pontuação, isto é, colocando dois pontos após “hoje”, desejam transmitir a idéia de que o espírito não subiu para o céu naquele mesmo dia, e sim posteriormente, na ressurreição coletiva. Com isso, procuram robustecer a doutrina da extinção da alma na morte do corpo (leia “Hoje estarás comigo” / “Ainda não subi para o Pai” – Contradição?”).
Os aniquilacionistas esquecem que Jesus, antes de morrer, entregou seu espírito ao Pai (Lc 23.46). O espírito do ladrão também se recolheu em Deus: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec 12.7). Estevão, o mártir, também entregou seu espírito: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (At 7.59). É bom que também se lembrem das palavras do Apóstolo Paulo: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos – se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe - foi arrebatado até ao terceiro céu” (2 Co 12.2). O Apóstolo admitiu a hipótese de a alma retirar-se do corpo, pois não sabe ao certo se o corpo ficou na terra, como que morto, enquanto seu espírito estava no paraíso, ou se ele, por inteiro, foi arrebatado. Ele contraria as pretensões dos mortalistas, segundo os quais a alma é inseparável do corpo e com este sucumbe.
Voltemos à análise do “Hoje estarás comigo no Paraíso”. Vejamos como Lucas 23.46 está registrado em algumas versões.

“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (João Ferreiras de Almeida: revista e atualizada no Brasil; revista e corrigida, edição de 1995).
“Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso” (Bíblia de Jerusalém, Sociedade Bíblia Católica Internacional Paulus).
“Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no Paraíso” (Nova Versão Internacional, International Bible Society).
“Eu lhe afirmo que hoje você estará comigo no paraíso” (A Bíblia na Linguagem de Hoje, Soc. Bíblia do Brasil, 1988).
“Truly I say to you, Today you will be with me in Paradise” (Bible in Basic English. Fonte: Online Bible).
“And he said unto him, Verily I say unto thee, To-day shalt thou be with me in Paradise” (1901 – American Standar Version. Fonte: Online Bible).
“Entonces Jesús le dijo: De cierto te digo, que hoy estarás conmigo en el paraíso” (1569 – Las Sagradas Escrituras. Fonte: Online Bible).
“And Jesus said unto him, Verily I say unto thee, To day shalt thou be with me in paradise” (1789 Authorised Version. Fonte: Online Bible).
“I tell you in solemn truth," replied Jesus, "that this very day you shall be with me in Paradise." (1912 – Weymonth New Testament. Fonte: Online Bible)
“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (João Ferreira de Almeida, Edição Corrigida Fiel – Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil).
Vejam onde fomos encontrar um registro destoante, que atende à pretensão dos exterminadores: “Deveras, eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso” (Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, Editora Sociedade Torre de Vigia para Bíblias e Tratados). A versão desse grupo não cristão, conhecido por Testemunhas de Jeová, não é confiável, haja vista as muitas alterações produzidas na “sua” versão, para acomodar suas doutrinas (veja “Quem é Jesus para as Testemunhas de Jeová”).

Sobre o assunto, vejamos parte dos comentários de John Gills Expositor, em CD-Bíblia Online – Sociedade Bíblica do Brasil:

“Some would remove the stop, and place it after "today", and read the words thus, "I say unto thee today"; as if Christ only signified the time when he said this, and not when the thief should be with him in paradise; which, besides it being senseless, and impertinent, and only contrived to serve an hypothesis, is not agreeably to Christ's usual way of speaking, and contrary to all copies and versions. This instance of grace stands on record, not to cherish sloth, indolence, security and presumption, but to encourage faith and hope in sensible sinners, in their last moments, and prevent despair”.

Tradução:

Alguns removem a pontuação, e colocam-na após o "hoje", e lêem as palavras assim: “Eu digo hoje", como se Cristo estivesse declarando somente o tempo em que ele fez a promessa, e não o tempo em que o ladrão subiria com ele para o paraíso. Além de essa interpretação ser descabida e sem sentido algum, e inventada somente para servir a uma hipótese, não é conforme a maneira usual do discurso de Cristo, e contrária a todas as cópias e versões. Este exemplo da graça divina está registrada não para estimular a indolência, segurança e presunção, mas para incentivar a fé e a esperança em pecadores sensibilizados, em seus últimos momentos, e para impedir o desespero.

Conheçamos o que diz o Dicionário VINE: “Hoje (do grego Semeron): Em Lucas 23.43, “hoje” deve ser ligado à declaração: “estarás comigo no Paraíso”; não há razão gramatical para a insistência de que a ligação deva ser com a declaração: “Em verdade te digo”, nem tal idéia é feita necessária por exemplos da Septuaginta ou do Novo Testamento; a ligação dada é a correta”.
(21.06.2004)
www.palavradaverdade.com

10 comentários:

  1. Bom dia, meus prezados!

    Lendo esta matéria sobre a "MORTALIDADE OU IMORTALIDADE DA ALMA", me deparei em um fato de que muitos dos evangélicos, confundem sem intenção nenhuma. Gostaria de esclarecer alguns pontos que, com certeza, se pesquisarem a BÍBLIA, terão o discernimento deste assunto.
    Muitos conhecem a história de LÁZARO, pois começarei por ela, em minha opinião é a que mais se aproxima das respostas que tanto procuram.
    A história relata que LÁZARO havia
    falecido a 4 dias,certo? Maria disse a JESUS se Ele estivesse lá, LÁZARO não morreria(S. JOÃO 11:21).JESUS então vendo a fé daquela mulher,o ressucitou(11:43).Até aqui nada de mais, você pode está pensando.Bem, se você entende que quando morre, ou melhor, a alma não morre,aqui tem uma contradição.CRISTO ressucitou LÁZARO depois de 4 dias,"se eu fosse LÁZARO,não voltaria a terra em hipótese alguma, voltar para o sofrimento deste mundo? Entenderam onde está o problema? Ora, se depois de morrer irei para o céu de imediato, porque aceitar ser ressucitado e voltar para a terra!
    Estranho, não acham? Diria também a JESUS: Senhor, deixe-me aqui no céu,aqui está melhor do que na terra!Entenderam?
    Agora vamos ao discurso de CRISTO
    com o ladrão na cruz: Em primeiro lugar, uma informação de que a BÍBLIA foi escrita em (3)três idiomas a saber: HEBRAICO, ARAMAICO E GREGO.Nenhum destes idiomas tem pontuação, por isso há confusão na interpretação. Veja o texto citado no blog, está em LUC.23:43.Se a interpretação da forma que está for correta, não considerar que há erros de gramáticas, por exemplo: Forma errada:
    "LUC.23:43>>...Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso".Outra informação: Nas três línguas que foram escritas as Escrituras, também não existe a palavra "que",no português foi acrescentado para melhor entendimento do texto, mas algumas traduções também esqueceram das pontuações.
    Forma correta:...Em verdade te digo hoje:estarás comigo no paraíso".Se você atentar sobre o dialeto num todo, verás a profundidade da mensagem que CRISTO está passando para o ladrão e para toda humanidade.Aquele em que nEle confiar e crer, mas em espírito e em verdade, serás salvo.Veja esta ilustração:
    Se o ladrão depois de morto foi para o céu,digo, sua alma, aqui há outra contradição.Ora,CRISTO morreu na sexta-feira, o ladrão no Sábado,JESUS ressucitou no 1º dia da semana...confuso, não? O ladrão foi na "frente" de CRISTO para o céu? Estranho, não? É óbvio que JESUS entregou seu espírito a DEUS antes morrer.
    Vejam esta tabelinha:
    PÓ + FÔLEGO = ALMA VIVENTE
    PÓ - FÔLEGO = MORTE
    CORPO - ESPÍRITO = MORTE

    ECL.12:7>> E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a DEUS, que o deu.
    GEN.3:4>> Então a serpente(diabo)disse a mulher: Certamente não morrereis.Aqui o primeiro engano de satanás ao homem.É exatamente o que ele quer passar também sobre a imortalidade
    da alma, entenderam quem está por de trás disto?
    SALMOS 146:4>> Sai-lhes o espírito, e eles tornam-se em sua terra: Naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.
    SALMOS 115:17>> Os mortos não louvam ao Senhor,nem os que descem ao silêncio.
    JÓ 7:9-10>> Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Opa! Viram a prova da "MORTALIDADE DA ALMA? Um esclarecimento:A alma só subirá se for salva quando houver a 1ª ressurreição conforme relata a BÍBLIA,os salvos ressucitarão primeiro.
    Agora, vejam este texto:
    II TIM.6:16>>"Aquele que tem, Ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu, nem pode ver:ao qual seja honra e poder sempiterno. amém".
    Finalizando, recomendo que pesquisem somente na BÍBLIA sobre quaisquer assunto como diz o texto:
    S.JOÃO 5:39>>"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam".Palavras de CRISTO.

    Saudações em CRISTO;

    ORLANDO R. NETTO

    ResponderExcluir
  2. Prezado Orlando, para encurtar todo o seu pensamento, gostaria apenas de lançar um comentário. O que você pensa e como você interpreta a questão de Cristo ter sido a primícia das ressurreições? É óbvio que Lázaro ainda não havia sido ressuscitado, mas isso não refuta a questão que APÓS a morte de Cristo, isso acontecesse. Um abraço! http://richardweiler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Prezado Orlando, para pouparmos tempo gostaria apenas de fazer uma breve colocação. As Escrituras dizem que Jesus foi a primícia dos FIlhos de Deus, a primícia das ressurreições. Como você interpreta essa questão? Desta forma, é apenas óbvio que Lázaro não tivesse sido ressuscitado ainda e obviamente Jesus não mentiu ao dizer que ele estava apenas dormindo. Por outro lado, esta passagem não prova nada quanto ao que aconteceria APÓS a morte de Cristo. Um abraço! http://richardweiler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Como sempre, vcs não respondem quando são desmascarados em seus argumentos descabidos, totalmente fora do contexto. Como se diz: "TEXTO FORA DO CONTEXTO, VIRA PRETEXTO". Discordam disso também?
    Respondendo ao Richard, pergunto:
    Você viu a tabelinha? Se viu, tb não concorda, não é mesmo? Sabe porque?
    Resp>> Falta de conhecimento da Bíblia.
    Jesus disse: "Eu Sou a ressurreição e a vida..."; se a pessoa quando morre, sua alma vai para o céu, não tem propósito a 2ª Vinda de CRISTO como descrito nas ESCRITURAS, entenderam? Ou vcs tb não acreditam na 2ª Vinda?
    Então podemos parar por aqui, não estamos falando do mesmo assunto muito menos do mesmo DEUS.
    Bem, como já disse, se lerem a Bíblia encontrarão as respostas, isto é, se quizerem verdadeiramente.

    Saudações em CRISTO;

    ORLANDO R. NETTO

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor Sr. Orlando (eu quero ir para o céu).

    Você disse: "Se o ladrão depois de morto foi para o céu,digo, sua alma, aqui há outra contradição.Ora,CRISTO morreu na sexta-feira, o ladrão no Sábado,JESUS ressucitou no 1º dia da semana...confuso, não? O ladrão foi na "frente" de CRISTO para o céu? Estranho, não?"

    Resposta:
    Querido, os malfeitores não morreu no sábado.
    Veja:"Ora, os judeus, como era a PREPARAÇÃO, e para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, pois era grande aquele dia de sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados dali.
    Foram então os soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado" (JO.19.31-32).

    Como vimos, era ainda o dia da preparação (digo 6°dia). Se fosse sábado nenhum judeu poderia está ali, como tudo indica Jesus foi sepultado antes do sábado (Jo.38-42) e com isso os malfeitores não poderiam ter morrido no sábado, pois logo da morte de Jesus, os soldados crebaram as suas pernas. Leia Jo.19.30-32.

    Querido, o ladrão não foi para o Céu de imediato, ele até pediu para ir para o Reino de Jesus (Lc.23.42), mas cremos que o antigo malfeitor foi para o paraíso, como Jesus prometeu em Lc.23.43. até então esse paraíso era considerado o seio de Abraão (Lc.16.19-31). Acreditamos que esse lugar foi transportado para um lugar que está acima de todos os céus, com diz em Efésios 4.8-10. "Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
    Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra?
    Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas."

    Você citou 2°Tm.6.16, que na realidade é 1°Tm.6.16, onde diz que só Deus tem a imortalidade (eternidade). Ora ser pensarmos assim, afirmaremos que os anjos de Deus são mortais, por somente Ele possuir essa imortalidade.
    É mais coerente acreditar que Paulo estava querendo dizer Deus é diferente dos outros seres imortais, pois estes foram criados, mas Deus (Jesus) não, por ser Ele o Pai da Eternidade. (Is.9.6), Porque dEle emana a imortalidade. E nós por sermos a sua imagem e semelhança, a nossa alma de fato é imortal. (mt.10.28).

    Jean Patrik

    ResponderExcluir
  6. Como disse anteriormente,se olharem bem, as suas interpretações estão equivocadas. Para um esclarecimento
    melhor, reforço dizendo que não são os ASD que querem que o homem seja mortal, os textos bíblicos comprovam.
    Outro lembrete. Uma passagem bíblica que diz: "E FORMOU O SENHOR DEUS O HOMEM DO PÓ DA TERRA, E SOPROU EM SUAS NARINAS O FÔLEGO DA VIDA; E O HOMEM FOI FEITO ALMA VIVENTE". GEN.2:7.
    Interpretação do texto: Ora, se antes do homem receber o fôlego de vida, estava sem vida, ou seja, ainda era pó, barro. Mas após o sopro em suas narinas tornou-se alma vivente, óbvio isto. Esta é a prova que alma e corpo são a mesma coisa. Compare com ROM.6:23.
    Por causa do pecado, o homem morrerá, esta é a consequência da desobediência.
    Como disse anteriormente que os anjos do céu não sofrerão jamais a mortalidade da alma(corpo) porque nunca pecaram; compare tb com ROM.6:23.
    UMA ADVERTÊNCIA: Tomem cuidado para não serem considerados "indoutos" conforme descrito em II PED.3:15,16 e EFS.4:14.

    Saudações em CRISTO;

    ORLANDO R. NETTO

    ResponderExcluir
  7. Supondo que a alma é imortal sugerido pelo Jean Patrik, então veio-me as perguntas:
    Os ímpios mortos estão no céu e os que morrerem estarão tb?

    Afinal, que 2ª vinda vcs aguardam? A de CRISTO ou outra pessoa?

    Pois como já disse anteriormente, não teria propósito Ele prometer vir nos buscar(os salvos) se já estamos(os que morreram) no céu.

    É o caso de LÁZARO. Havia morto a 4 dias quando CRISTO o ressucitou. Da
    forma como vcs interpretam, LÁZARO já estaria no céu. Lembrem-se da tabelinha:

    PÓ + FÔLEGO = ALMA VIVENTE
    PÓ - FÔLEGO = MORTE
    CORPO(ALMA) - ESPÍRITO = MORTE

    O fato de sermos criados à imagem e semelhança de DEUS não tem nada a ver com o assunto. O homem se tornou mortal por causa do pecado, fato este conhecido por aqueles que acreditam em DEUS.

    Cuidado com as más interpretações!!

    Será que tenho que repetir a mesma coisa sempre?
    TEXTO FORA CONTEXTO, VIRA PRETEXTO.

    Saudações em CRISTO;

    ORLANDO R. NETTO

    ResponderExcluir
  8. Quem morre em Cristo vai direto para presenca de Deus. Paulo foi arrebatado,ele nao sabe se no corpo ou fora do corpo, indo ao paraiso, 3.o ceu. Devemos temer aquele que tem o poder de lancar alma e corpo no inferno, mostra a distincao entre ambos. Alma nao significa a possibilidade para uma vida futura, pois no grego vida futura e outro termo. Uma palavra tem varios significados em qualquer lingua. Veja: o deputado Manga apresentou nova lei.
    A manga da camisa esta suja. Que manga gostosa. A manga parte do veiculo etc.
    O mesmo ocorre com a palavra alma, num texto significa a vida, num outro sangue, tambem desejos vontades, algo que sai do corpo devido a morte, e algo distinto do corpo que vai para a geena mt 10:28 se nao se arrepender. Se nao ha castigo que possa ser sentido pelo pecador, tambem nao ha vida eterna para o cristao, porque rm 2:7-11 trata do estado que entraremos quando a promessa de vida eterna se realizar, pois hoje recebemos por fe a eternidade que desfrutaremos no futuro. Assim tambem o impio que, muitos deles que viveram bem ate a morte, receberao o castigo ou tribulacao no futuro. Se a geena fosse pra destruir a pessoa , aniquila-la, que tribulacao ela receberia? Nao seria apenas um favor feito a quem viveu em pecado sem Cristo? Tenho mais perguntas para fazer depois...

    ResponderExcluir
  9. Respondendo ao Carlos Silva e a quem pensa igual:

    Infelizmente tenho que citar textos que identificam pessoas como vocês.

    Vejam os textos: "E tende por salvação a longanimidade de nosso SENHOR: Como também o nosso amado PAULO vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada. Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição". II PED.3:15,16.

    Faço a seguinte pergunta: Em que texto bíblico(se é que exite) encontra-se sua afirmação de que Paulo foi arrebatado para o paraíso?

    Saudações em CRISTO;

    ORLANDO R. NETTO

    ResponderExcluir
  10. Pois é, quando Ele se encontra com Madalena no sepulcro Ele diz: "não me toques porque ainda não subi para meu Pai" - então, das duas uma: (1) ou este Paraíso é um lugar "extra" que temos que descobrir onde é; ou, (2) tem uma vírgula no texto para que haja coerência com o fato de que Cristo de fato e na realidade, disse: "na verdade de digo HOJE (vírgula), estarás comigo no Paraíso".
    Mas, como em toda apologética não é nunca questão de textos, de provas e de argumentos ou até de orgulho de opinião, que é uma proeminência perene; não, não. É uma questão de escolha pessoal acerca do que se escolhe crer.

    Shalom!

    ResponderExcluir

Esse Blog apóia Samuel Câmara

Esse Blog apóia Samuel Câmara
CGADB PARA TODOS