domingo, 3 de janeiro de 2010

Sobre a Bíblia Dake




A controvérsia continua em torno da publicação da Bíblia Anotada de Dake. Depois do posicionamento do Pr. Carlos Roberto, que é membro do conselho de doutrina da CGADB, em seu blog Point Rhema, a questão da publicação gerou algumas discussões sobre o assunto em diversos blogs, no blog do Pastor Carlos a questão tornou-se um fórum de discussões com mais de 370 comentários.

Para uns, a CPAD errou literalmente em ter publicado a tal Bíblia, por esta conter inúmeros textos de suas notas de estudos com contexto extremamente heréticos, outros, acham que não há nada demais a publicação desta Bíblia por considerarem que o leitor é quem deve análisar o que lê, e as divergências continuam.

Meu pararecer sobre a Bíblia irei dizer mais a frente, antes, quero mostrar algumas notas da Bíblia Dake que, teriam sido revisadas pela CPAD e, ao que parece, essa rivisão não foi feita corretamente, (revisão está que deve ser feita pelos teológos da casa) pois os textos heréticos continuam na versão publicada agora. Entre as muitas notas que distorcem o conteúdo Bíblico, Vejamos as seguintes:

Página 72, Sessão, "Um cristão precisa crêr que:" Tópico Número 7:
"O Espírito Santo é uma pessoa, separada e destinta do Pai e do Filho. Todas as três pessoas têm o próprio corpo, alma e espírito, e formam a Trindade Divina."

Com este e outros textos, Finis Jennings Dake afirma que, Deus, possue seu próprio corpo, alma e espírito e, formando assim a tricotomia Divina, e também como em outra nota de sua Bíblia, que Ele, Deus, precisa usar roupas, alimentar-se descansar fisícamente habitar numa mansão e que mora numa cidade localizada num planeta material chamado Céu. Isso é um absurdo e um perigo para muitos leitores. Todos nós sabemos que um espírito não tem corpo, muito menos alma, Deus é Espírito e por isso, não é uma pessoa material, mas espiritual. Este ensino fica muito distante dos ensinos Assembleianos

Em outra nota, Dake afirma o seguinte: Mt. 26. 13, nota número 6:
"Todos os crentes estarão nas bodas do Cordeiro, já que todos serão arrebatados..." , assim, fica claro que o Dake, acreditava na predestinação incondicional, regeitada pelas Assembleias de Deus e por muitas outras denominações e seguimentos teológicos.

Ainda sobre a Trindade, ele afirma:
Página 2005/2006, tópico 18: "De nenhum modo concebível podemos 'forçar' um significado de três pessoas em uma só: Três seres em um ser, ou três manifestações de somente uma pessoa...", ou seja, de forma alguma podemos ensinar que a Trindade constitui-se de três pessoas em uma, todo o ensinamento que aprendemos dentro das Assembelias de Deus sobre a Trindade e sua forma de agir caem por terra com este argumento do Dake.

Diante de tudo isso, minha posição é que, a CPAD errou em ter publicado a Bíblia Dake, sim, como uma editora confesional, cometeu o erro de publicar uma Bíblia perigosa sem ao menos emitir uma nota esclarecendo que, o pensamento do autor não caracteriza o pensamento da editora. Creio que, ela, nem deveria ter sido publicada, mas se tivessem emitido uma nota clara sobre alguns assuntos, creio que seria menos dolorido para a imagem da editora.

Então meu pensamento é este, faltou um certo critério e cuidado por parte da cúpula da CPAD na publicação desta Bíblia, e como tenho dito em alguns blogs, resta ao leitor observar tudo e reter o que é bom. Não há duvidas de que a Bíblia Dake pode ser uma fonte de consultas, tanto no combate a heresias como no auxílio do preparo de sermões e pregações, mas é preciso ter muito senso crítico na hora de análisar a Bíblia Dake. E essa questã da nálise gera outro problema.

Partindo deste ponto de vista, fico preocupado com os irmãos que raramente lêem a Bíblia e adiquiriram a Bíblia Dake movidos por todo marketing feito pela CPAD. Todos nós sabemos que o povo evangélico brasileiro não gosta se quer de leitura, e muito menos de pesquisa, e, sendo asism, a Bíblia Anotada de Dake pode ser de fato um veneno para a igreja, e principalmente nas Assembleias de Deus.

Um exemplo disto é, por exemplo, o texto em Mt. 25. onde o Dake afirma que a "noiva do Cordeiro não é a igreja, e sim a nova jerusalém", diante disto fico imaginando um novo convertido examinando um texto como este e se embaraçando com o significado do que é a igreja para ele, e pior, como fica a crença na Trindade Divina depois de ler essas notas desta Bíblia?

A CPAD precisa urgentemente reparar o erro, mas, eu, sinceramente, não sei se esse, "reparar" surtirá algum efeito, pois, nem todos tem a capacidade de pesquisar e fazer uma leitura crítica, e depois que o veneno é consumido, o ser vivo fica quase indefeso ao seu efeito, e este efeito, pode ser gradativo. Espero que a CPAD reveja alguns de seus conceitos, pois a editora prestes a completar 70 anos de história, não precisa de uma Bíblia que a príncipio trouxe mais transtornos que pontos positivos para o público evangélico brasileiro.

Fonte: http://encontrobiblia.blogspot.com/

2 comentários:

Esse Blog apóia Samuel Câmara

Esse Blog apóia Samuel Câmara
CGADB PARA TODOS